ARQ.FUTURO DEBATE NOVOS RUMOS DA AVENIDA PAULISTA

Debate, com entrada gratuita, acontece dia 17 de julho no Itaú Cultural, e irá discutir a transformação da mais icônica avenida de São Paulo em principal polo cultural da cidade

A recente abertura da JAPAN HOUSE São Paulo, espaço cultural que propõe apresentar um novo olhar sobre o Japão contemporâneo, associada à abertura do novo Sesc Avenida Paulista e do Instituto Moreira Salles (IMS) – estes dois últimos programados para inaugurar no segundo semestre -, têm intensificado o processo de transformação da Avenida Paulista no principal corredor cultural da capital paulista.

Para analisar esse processo de transformação da avenida que já foi o principal centro financeiro da cidade, o Arq.Futuro, plataforma de discussão sobre o futuro das cidades, organizará o seminário “Avenida Paulista: Novos Projetos, Novos Rumos” no dia 17/7, no Itaú Cultural, com debate entre os arquitetos Kengo Kuma, que assina o projeto da JAPAN HOUSE São Paulo, e Vinicius Andrade e Marcelo Morettin, sócios do escritório Andrade Morettin Arquitetos, responsáveis pelo projeto da nova sede do Instituto Moreira Salles.

Os arquitetos falarão sobre a relação dos dois novos edifícios icônicos com a avenida, a população e a cidade. Após as apresentações, responderão a perguntas do público presente no Itaú Cultural e em sete outras cidades brasileiras (Brasília, Curitiba, Florianópolis, João Pessoa, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador), que participarão à distância por transmissão em tempo real.

“A Avenida Paulista é a representação de uma nova visão da cidade, uma epítome da cidade cujos usos vão se atualizando. Essa discussão na verdade diz respeito não só à Paulista, mas São Paulo como um todo e outros grandes centros, nos quais transmitiremos o evento”, afirma Tomas Alvim, co-fundador do Arq.futuro.

Além das palestras com Kengo Kuma, Vinicius Andrade e Marcelo Morettin, haverá um debate com gestores dos centros culturais da Paulista: Marcello Dantas (JAPAN HOUSE São Paulo), Lorenzo Mammi (IMS), Eduardo Saron (Itaú Cultural), Rodrigo Moura (MASP), Débora Viana (Centro Cultural FIESP), Danilo Miranda (SESC Avenida Paulista). Também estará presente José Armênio de Britto, presidente da SP Urbanismo.

Após o evento, todos estão convidados a se dirigir à JAPAN HOUSE São Paulo para uma abertura prévia da exposição Kengo Kuma – Eterno Efêmero, que apresentará maquetes e modelos em proporção real de alguns dos principais projetos do arquiteto japonês. A abertura ao público acontece no dia seguinte, 18/7.

Para participar, é preciso se inscrever pelo link goo.gl/forms/V5l6UO1XCntdFhDq1 e as vagas são limitadas. Para as transmissões em tempo real fora de São Paulo, os interessados devem se inscrever pelo link http://arqfuturo.com.br/frontend/home/post/2297. Entrada gratuita.

SERVIÇO

Seminário “Avenida Paulista: Novos Projetos, Novos Rumos”

Data: 17/7

Horário: 14h

Local: Itaú Cultural

Endereço: Av. Paulista, 149 – Bela Vista, São Paulo – SP

Abertura da exposição Kengo Kuma – Eterno Efêmero

Data: 18/7

Horário: 18h30

Local: JAPAN HOUSE São Paulo

Endereço: Av. Paulista, 52 – Bela Vista, São Paulo – SP

Sobre o Arq.Futuro  http://www.arqfuturo.com.br

O Arq.Futuro – plataforma de discussão sobre o futuro das cidades – traz ao público brasileiro as mais importantes personalidades, inovações e projetos de arquitetura e urbanismo da atualidade, com o objetivo de contribuir para a melhoria do ambiente construído e da qualidade de vida nas cidades do Brasil. O conteúdo é produzido em diversos meios: palestras, debates, vídeos, artigos e livros. A equipe também atua diretamente em consultorias para empresas, associações de bairro e organizações sem fins lucrativos em projetos de regeneração territorial e urbana. Ao mesmo tempo em que promove a preservação do patrimônio arquitetônico brasileiro, o Arq.Futuro propõe um diálogo sobre o desenho e a gestão das cidades. Essa discussão é particularmente importante porque grande parte da população brasileira não dispõe de meios para participar efetivamente das decisões de planejamento urbano. Ao envolver o público na discussão sobre arquitetura de qualidade e a necessidade de melhores investimentos em infraestrutura e serviços, o Arq.Futuro cultiva uma base local de conhecimentos sobre inovação em arquitetura e urbanismo no país e na América Latina. Vários dos arquitetos, economistas, empresários mais influentes do país e do mundo têm se reunido com formadores de opinião e atores políticos nos eventos do Arq.Futuro. Alguns dos temas debatidos são: habitação, transporte e infraestrutura; educação em arquitetura e urbanismo; engajamento do público no desenvolvimento urbano; impacto de novas tecnologias nas formas de viver nas cidades; caminhos para promover a construção do novo e a preservação do patrimônio cultural; e a diferença entre tendências passageiras e valores permanentes em arquitetura. Para 2017, tem como temas principais as águas urbanas, a mobilidade urbana e os espaços públicos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s