Influência da Mídia na Vida das pessoas…

Nossa… fazem anos que não posto aqui no blog… me deu uma saudade enorme… agora as 3 da madruga…
aahuaahauhau funciono melhor esse horário, fazer o que? De dia não tem jeito!

Tava fuçando no twitter (Siiim agora tenho twitter…me segue aí @cibarata) … essa minha mania de adicionar gente que nunca vai nem saber que eu existo como @bgagliasso… Fui dar uma fuçadinha no blog dele (http://gagliassoblog.com/), e o último post tratava de um tema bem importante…e interessante… A Influência que as novelas podem ter na vida das pessoas…

Acho que não só a novela, mas a mídia como um todo influencia de mais o modo de pensar, agir, e ser das pessoas.
A meu ver isso pode ser bom, mas pode trazer consequências muito ruins pras pessoas, primeiro porque eu acho, e é fato, que a mídia manipula o modo de ver das pessoas. Pega os fragmentos mais interessantes do que querem mostrar e publicam, fazendo com que as pessoas passem a ver as coisas do modo como querem.
Um exemplo que vi esses dias em um blog (perdão não me recordo qual, e também não o tenho mais em meu histórico para colocar o link), dois jornais, com um mesmo tema na capa. Creio que manifestos políticos entre a polícia e manifestantes. Em um a ilustração da capa era a polícia atirando bombas nos manifestantes, em outro era a polícia ajudando manifestantes feridos. Tudo aconteceu ali, no mesmo dia, mesmo momento. E tudo tem seus dois lados, tem sempre gente querendo fazer o bem, e sempre gente querendo fazer o mal…
Porém a mídia manipula o modo de ver das pessoas mostrando apenas fragmentos da verdade, partes interessantes que promovem seu ponto de vista, e podem ter consequências sérias, causar polêmicas talvez nem existentes, estragar a reputação de uma pessoa sem nem saber ao certo o que se passou… (Não sei se lembram, o caso do colégio aqui de São Paulo, onde uma criança disse que o professor tinha Molestado-a. Quando na verdade a criança nem sabia o significado da palavra molestar. Mas a mídia caiu em cima, sem nem saber a verdade, criticando, julgando. Resultado. O colégio faliu, o professor pelo que me parece entrou em depressão e não arrumou mais empregos, e a vida dessas pessoas caiu em perfeita desordem, tudo por um mal entendido).

Queria viver em um lugar onde a verdade fosse mostrada nua e crua, pra que cada um tirasse suas próprias conclusões sobre determinado assunto, mas como já aprendi na faculdade, é impossível ser imparcial no que você diz, você sempre está defendendo seu ponto de vista, mas sempre haverão muitos outros modos de ver uma mesma situação.

O que fazermos então?
Puts… Pra falar a verdade, acho que NADA!
Se ligarmos a tv, lermos jornais e revistas, ouvirmos rádios, lermos artigos científicos, vermos fotos de paisagens ou locais, enfim, tudo… Tudo sempre estará manipulado (mesmo que inconscientemente) pra que a gente veja o mundo a partir da visão de outra pessoa.
Cabe a nós, esperarmos, e tentarmos a sorte de sermos informados por meio de formadores de opinião que consigam mostrar as coisas de modo a não pender só para um lado…

Acho que é isso… e me desculpe se não consegui ser imparcial nesse post. 😛

Categorias: Posts sobre as aulas

21 Comments »

  1. muito legal, vc me ajudou a fazer um trabalho com este post… justamente sobre a influência da mídia… eu estava procurando no google e apareceu este site… que me ajudou muito. obrigado…

  2. Nossa! Eu estava fazendo um trabalho do curso particular de Inglês, fui pesquisar no google e a apareceu o site. Poxa! Me ajudou bastante! Não liga não, todos nós temos um pouco parciais também, afinal, agente não é de ferro. Temos que aprender a escutar mais e principalmente como você disse os formadores de opiniões. Valeu!

    • Concordo com você Vinícius, ainda mais hoje, com tanta informação jogada na nossa frente à todo momento, fica dificil mesmo se tornar imparcial, não mostrar seu parecer sobre as coisas.

  3. Vou ter que corrigir. :S

    ….fui pesquisar no google e apareceu o site. …..Não liga não todos nós temos um pouco desse lado parcial. Valeu! 😉

  4. Cara,
    Adorei o post. Me ajudou a entender um pouco mais sobre isso, e também a fazer um trabalho de Geografia . Mas não pense que eu só Copiei + Colei , eu li, e citei no meu trabalho o caso da criança de São Paulo.
    Abraço.
    PS: O nome do blog é hilário.

  5. muito interessante seu artigo..me ajudou em um trabalho sobre a influencia da midia na vida das pessoas..vc falou tudo e um pouco mais..valeu.. 🙂

  6. Valeu pela ajuda,graças a essa informação que eu achei nesse saite eu pudi fazer um bom trabalho de sociologia.
    Muito obrigada por ter me ajudado.
    Bjs!
    Abraço!
    s2

  7. Nossa adooroeei , to fazendo um trabalho que fla justamente disso e achei perfeito me ajudou bastante a elaborar meu trabalho vc ta de parabens.! ;**

  8. Adorei a resenha e concordo com tudo o que vc disse. Infelizmente, essa é a sociedade em que vivemos, em que as opniões já vem prontas, apenas para vc aceitar e passar. Me ajudou em um trabalho! ;*

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s