Blip.fm, uma Mídia Musical… ops… Social

 

A música desde muito tempo, sempre fez parte da vida das pessoas, é quase impossível achar um ser humano que não goste pelo menos de um estilo musical, ou que não bata o pézinho, a mão ou pelo menos mexa a cabeça quando escuta ritmos animados. Faz parte da rotina das pessoas ouvirem rádio, iPod, MP3CDs, tanto faz o ritmo, a música traz alegria, tristeza, euforia ou melancolia, não importa, mas todo mundo tem alguma música que faça lembrar de um momento especial.

            E é claro que no mundo virtual das redes sociais a música não poderia estar de fora! As pessoas sempre dão um jeitinho de dar uma animada nas coisas colocando músicas em sites, blogs, anúncios digitais, e onde não podia faltar, é claro, nas mídias sociais.

            Até no Orkut já criaram um ícone chamado “apps” onde você pode adicionar “apps” com suas músicas favoritas assim todo mundo que entra na sua página pode ouvir sua seleção musical favorita, ou por que não enviar na própria página de recados do seu amigo um scrap com música?

            Mas melhor que apenas criar “apps” ou mandar um scrap só com uma musiquinha é poder criar a sua própria rádio online, colocando lá a sua melhor seleção, podendo ouvir online suas músicas favoritas, para isso existem sites como iLike

Para os que além de curtirem músicas de cantores famosos, gostam de fazer o próprio seu próprio som, seja sozinho ou com sua banda, não precisam deixar tanto talento guardado no quarto ou na garagem de casa, muito pelo contrário, podem compartilhar suas músicas com o resto do mundo através de vídeos que podem ser colocados no Youtube, ou podem hospedar sua banda com links de vídeos e músicas no MySpace.  

Mas vim aqui para falar do que me parece ser o mais legal de todos (não que os outros não sejam bons) e que me chamou bastante a atenção, o Blip.fm, um site onde você se torna um Dj virtual, é bem assim, uma mistura de Twitter/ Orkut + músicas… ou seja, quando você manda uma música que você curte, manda junto, uma mensagem (que pode ter no máximo 150 caracteres), assim, seus amigos podem ouvir as músicas que você gosta, e você escuta as que eles gostam. (é como se fosse um “scrap” do Orkut ou uma mensagem do Twitter com música, só que o site todo é “musical”, então você tem a possibilidade de ouvir à cada mensagem que te chega, uma música diferente, curtindo músicas que você já curtia, relembrando algumas antigas e conhecendo sons novos). E se quiser, dá para guardar as músicas enviadas por seus amigos que você mais gostou para ouvir depois, em outra playlist.

Isso tudo não é o máximo? Muito legal a integração que rola nesse site, com certeza o Blip.fm é uma das Mídias Sociais mais interessantes atualmente, porque além das pessoas conversarem por mensagens, ainda têm a capacidade de compartilhar sua cultura e os seus gostos, fazendo com que aceitem e até possam vir a aderir ao estilo musical do outro, integrando diversas pessoas com novos e antigos talentos que podiam, até então, ser desconhecidos ou esquecidos.  

E para nós, publicitários, o Blip.fm tem ainda mais funções, através dele as agências e empresas podem colocar anúncios de seus produtos aleatoriamente entre as conversas das pessoas, pensei em Jinglesficaria bem legal até no meio das músicas enviadas tocar um Jingle de algum produto, com certeza vai fazer as pessoas saírem cantando por aí e ajudará a marca e seu produto a ficarem mais conhecidos. Ou também, ao invés do Jingle colocar apenas um anúncio falado do produto (não fica tão interessante, mas é uma boa alternativa para se promover algo usando as Mídias Sociais existentes). Temos que explorar todos os novos meios de comunicação e não deixar passar nenhuma boa oportunidade de exibir o produto ao publico, afinal as pessoas estão cada vez mais conectadas com tudo, o tempo todo, e isso é uma oportunidade ótima para as conectarmos com as marcas e produtos também.

 

 

Mais informações sobre o Blip.fm no blog:

http://www.gebh.net/oprimo/2008/08/blipfm-um-twitter-que-faz-barulho

 

 

Fonte: http://www.interney.net/

Categorias: Posts sobre as aulas

2 Comments »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s