Mídias Sociais

 
Tô chegando um pouquinho atrasada aqui para postar sobre a sexta-feira agitada que aconteceu na Faap… Maaas…antes tarde, que nunca, não é? 😛

Estou aqui para falar sobre a palestra, a qual já havia citado em alguns posts anteriores, Social Media: contexto atual e impressões para o futuro da publicidade em meios digitais, com a presença de Jeff Paiva, Thiane Loureiro, Edney Souza e do nosso querido professor Eric Messa. Como eu já suspeitava a palestra excedeu todas as nossas expectativas e, na minha opinião, foi a melhor de toda a Semana da Comunicação.

Não foi mais uma daquelas palestras chatas que a gente morre de sono e não vê a hora de passar 1 hora para poder sair e ganhar presença… tsc tsc! (sinceridade de mais é falta de educação né? Foi mal…)

Mas é verdade! Para começar os palestrantes eram muito descontraídos, falaram com a gente de igual para igual, sem tom de superioridade, falavam com simplicidade sobre coisas que particularmente me interessavam muito.

Hmm..e uma palestra sobre Social Media (Mídias Sociais) só na teoria não rola né? Pois é, eles sacaram isso e fizeram uma palestra interativa com o Twitter, onde no decorrer da palestra, eles iam postando comentários em tempo real, fazendo com que a platéia interagisse de forma divertida, e melhor que isso, mostraram ao vivo o que é Social Media. (Para quem quer entender o que é o este link no blog do Ney que explica direitinho).

                                                  
Thiane começou a palestra falando sobre a empresa onde trabalha na área de Relações Públicas, Edelman, e explica que RP é bem diferente da Publicidade, eles colocam a empresa na Internet e fazem as pessoas entenderem esse meio, diz ainda que é a publicidade que dá o “boom” inicial, mas que é o setor de RP que fideliza as pessoas que participaram do “boom” para que se tornem consumidores fieis da marca, gerando um relacionamento confiável com o consumidor.

 

Jeff Paiva, diretor de Social Media da AgênciaClick, uma agência de Publicidade digital, nos trouxe uma noção mais clara do que é Social Media, pois trabalha na área. A Social Media evoluiu muito, porque é uma ferramenta importante na comunicação digital, e diz que o “filhote” disso tudo é o Twitter, onde há possibilidade de ser feita uma conversa entre a marca e o consumidor com muito conteúdo, relevância, e engajamento.

 

 Edney, da Pólvora! Comunicação explicou que faz trabalhos usando o orkut, fotolog, blogs, youtube, etc., muito legal ver que esses meios que, para muitos, é apenas uma brincadeira, onde se posta besteiras, pode ser um portfólio capaz de gerar um emprego, pois soa um canal centralizador da sua presença online. E ainda diz que quando estamos presentes nas Mídias Sociais não podemos ficar com vergonha de expressar nossas idéias e opiniões, temos que participar da rede, interagir com as outras pessoas para podermos ser vistos!

Edney ainda nos definiu as novas formas de linguagem utilizadas nesses meios, como o Miguxês, o que é Relevância, nos explicou que a quantidade de Feeds, comentários, audiência e visitantes é perecível, pois tudo no meio virtual muda muito rapidamente.  

Jeff nos deu de exemplo alguns cases feitos pela Click, como a cobertura da Fiat no SPFW, onde levaram quatro blogueiros que comentavam ao vivo o que acontecia no desfile usando o twitter, orkut e blog, enquanto os outros meios de mídia publicaram as notícias apenas algumas horas mais tarde, a Fiat não tinha o intuito de aumentar as vendas de carro, mas sim integrar o seu público com o desfile. Pois o intuito da Social Media é começar uma conversa com o consumidor e continuar, criar uma relação.

Também contou o case do Bradesco, em que criaram uma comunidade onde os ambientalistas colocavam possíveis soluções para salvar o planeta e havia compartilhamento de informações e dicas, para promover a idéia de Banco do Planeta, hoje o case tem um Twitter que posta 2 vezes por dia dicas para salvar o planeta.

E ainda um dado importante, com relação à ações virais, Edney diz que uma ação viral tem que ser feita de acordo com a quantidade de horas que o público passa na Internet, e assim, fazer um mix da Internet com as Mídias Sociais.

Adorei essa palestra pois me esclareceu muitas dúvidas, foi muito descontraída, e nela, pudemos ter um contato “mais íntimo” com os palestrantes, porque eles não pareciam pessoas intocáveis que estavam lá na frente, e sim pessoas que se deram bem, fazendo o que gostam e ensinando pra gente o que aprenderam com tudo isso (o que é verdade!).

Valeu muito a pena!

 

 

 

3 Comments »

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